"Casablanca" (1942), de Michael Curtiz - 09 de maio

“Todos os filmes falam de relacionamentos humanos. Não importa a época ou gênero. Aqui apenas detalhamos e escolhemos como foco aqueles que falam do amor, por meio,dos relacionamentos amorosos”.

"Os anos 1940, por sua vez, trouxeram marcas que mudaram a história do mundo e do Cinema. A Segunda Guerra Mundial não havia apenas polarizado o planeta em capitalismo, representado pelos Estados Unidos, e socialismo que trazia a então forte União Soviética, mas também deu à sétima arte inspiração e temas que ecoariam através dos séculos, como a opressão e a perseguição aos judeus pela Alemanha de Adolf Hitler. Para aprofundar a análise do período de representação do amor no Cinema, especificamente que traz a guerra como contexto, foi escolhido um dos filmes mais marcantes na história da sétima arte. Trata-se do filme Casablanca (mesmo título em português), do diretor Michael Curtiz, de 1942, que reforça a presença da Segunda Guerra e como esse contexto interferiu na vida de seus personagens, sendo a razão da interrupção do relacionamento amoroso. É, também, uma retomada da ideia do sacrifício por amor como um ato heroico e carregado de ideologia."

Larissa Bezerra

Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro, possui ainda uma das mais belas canções já compostas para um filme, "As Time Goes By".



Amor Romântico no Cinema - Um Ciclo Apaixonante
Casablanca (Casablanca, 1942)
Direção: Michael Curtiz
EUA, 102'.

09 de Maio de 2011
Auditório do ILC - UFPA
18h
Entrada Franca

Postagens mais visitadas deste blog

"Closer - Perto Demais" (2008), de Mike Nichols - 30 de maio / 18h

"Férias Frustradas" (1983), de Harold Ramis - 13 de agosto

"Mr. Vingança" (2002), de Chan Wook Park - 13 de junho / 18h