"Closer - Perto Demais" (2008), de Mike Nichols - 30 de maio / 18h

Os anos de 1990 e a entrada da humanidade no século XXI (anos 2000) são o retrato da continuidade dos sentimentos de incerteza e efemeridade. Particularmente marcado pela aceleração dos processos comunicacionais, a partir do desenvolvimento e da maior consolidação do acesso às tecnologias da informação, esse período é caracterizado como a era do “excesso da informação”. Diariamente cercados por uma infinidade de possibilidades, conselhos, ordens, que vêm da mídia em si, da publicidade cada vez mais presente nas grandes cidades e, principalmente, da abertura de mundo e redução de fronteiras a partir do advento da internet. Neste contexto, tem-se o indivíduo que busca compreender-se em uma realidade de incompreensão, a partir do momento em que a era contemporânea traz a instantaneidade como uma das suas características mais significativas.

Escolher a representação do amor no Cinema que melhor se enquadrava em características mutáveis, efêmeras e em valores transitórios, não foi tarefa das mais simples, considerando que os próprios valores em ascensão, em determinado momento, podem representar o fracasso no momento seguinte. A partir disso, procurou-se encontrar um filme que tratasse o tema do amor, desta mesma maneira, como algo que pudesse mudar no instante seguinte, considerando a fluidez e inconstância dos relacionamentos amorosos na era da modernidade liquida. Considerando esse contexto, a análise da representação do amor na era contemporânea será feita a partir do filme Closer (título em português “Closer - Perto Demais”), do cineasta alemão Mike Nichols, lançado no ano de 2004, que mostra um jogo de relacionamentos amorosos entre seus quatro personagens principais, na busca pelo amor, no medo de entregar-se a ele, porque todos parecem estranhos uns aos outros.

Larissa Bezerra



Sinopse: O diretor Mike Nichols volta ao cinema com uma história de amor, sexo, traição como poucas. Personagens comuns vivem reviravoltas amorosas e há muita sensualidade na tela. O elenco jovem é magnífico: Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen formam os dois casais do filme.

Closer - Perto Demais (Closer, 2008)
Direção: Mike Nichols
EUA, 104'.

30 de maio de 2011
Auditório do ILC - UFPA
18h
Entrada Franca

Postagens mais visitadas deste blog

Gringo/Uma Bala para o General (1966), de Damiano Damiani - 24 de setembro de 2013

"Mr. Vingança" (2002), de Chan Wook Park - 13 de junho / 18h