Sessão Milton Mendonça apresenta "Utopia e Barbárie" (2007), de Silvio Tendler


O documentário reconstrói o mundo a partir da II Guerra Mundial. O filme, que percorreu 15 países, faz uma revisão nos eventos políticos e econômicos, que desde a metade do século XX elevaram ao risco e até ao desaparecimento dos sonhos de igualdade, de justiça e harmonia, em busca de entender as questões que mobilizam esses dias tumultuados: a utopia e a barbárie. Ao longo de quase duas décadas de trabalho, Silvio Tendler fez uma minuciosa pesquisa e reconstruiu parte da história mundial, através do olhar de diferentes personagens. Temas como o Holocausto, as bombas de Hiroshima e Nagasaki, a Revolução de Outubro e o ano de 1968 no mundo, inclusive no Brasil, são retratados com imagens e depoimentos surpreendentes, de quem sonhou e lutou pela liberdade.

Sobre o diretor
Silvio Tendler é diretor de O Mundo Mágico dos Trapalhões, que fez um milhão e oitocentos mil espectadores; Jango, fez um milhão e Os Anos JK, oitocentos mil espectadores. Seu último longa-metragem, Encontro com Milton Santos, ficou entre os dez documentários mais vistos de 2007. Com seus filmes Silvio ganhou quatro Margaridas de Prata (prêmio dado pela CNBB), seis kikitos (Festival de Gramado) e dois candangos (Festival de Brasília).


Sobre Milton Mendonça

Cinegrafista de alguns filmes de Líbero Luxardo (entre eles, Belém 350 Anos), Milton Mendonça foi a face paraense da produção dos cinejornais brasileiros antes da popularização da televisão. Por meio de sua produtora “Juçara Filmes”, o cineasta cobriu a modernização da cidade de Belém e do Estado do Pará. Ele registrou inaugurações de bancos, abertura de estradas, iluminação de avenidas e eventos oficias. Filmou também desfiles de escolas de samba, partidas de futebol, exposições de arte, lançamento de livros e significativos movimentos sociais (como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, de 1964), a maioria com narração de Cid Moreira. Foi produtor de documentários mais extensos e bem elaborados a serviço do governo estadual. Sua produção representa o mais importante registro em não-ficção da primeira metade do século XX no Pará.

Cineclube Super8 - Sessão Milton Mendonça
"Utopia e Barbárie" (2007), de Silvio Tendler
Sexta-feira, 28 de outubro
11h
Sala Facom 02 (Sala do prof. Ronaldo Guerra)

Postagens mais visitadas deste blog

"Closer - Perto Demais" (2008), de Mike Nichols - 30 de maio / 18h

"Férias Frustradas" (1983), de Harold Ramis - 13 de agosto

"Mr. Vingança" (2002), de Chan Wook Park - 13 de junho / 18h