"Faça a Coisa Certa" (1989), de Spike Lee - 13 de dezembro


Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria no Brooklyn seus filhos, Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), além de ser ajudado pelo entregador, Mookie (Spike Lee). Com predominância de negros e latinos, o local é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal gosta de decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin' Out quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas.



Sobre o Diretor

Ícone do cinema afro-americano, Spike Lee sempre abordou a temática racial abrindo as portas em Hollywood para uma conscientização sobre os problemas sociais do país. Além de diretor, produtor e roteirista, ele seguidamente atua em seus próprios filmes. Nascido em 20 de março de 1957 em Atlanta, sul dos E.U.A, em uma época marcada pelo preconceito racial, mudou-se com sua família, quando tinha três anos, para o Brooklyn, onde adquiriu toda a sua consciência social.

Em 1989, com "Faça a Coisa Certa", que lhe rendeu uma indicação ao Oscar por melhor roteiro original, consegue reproduzir com maior fidelidade a sua visão do cotidiano das minorias. Cansado da maneira estereotipada que seu povo sempre fora retratado nas telas, Lee tem, normalmente, como tema o racismo, porém, trabalha diferentemente de tudo o que se viu até então, ao mostrar toda a complexidade dos guetos norte-americanos, não apenas os negros, mas os latinos, orientais, mestiços, etc, ele destrói maniqueísmos criados em torno desses temas, mostrando como essas etnias também sabem ser preconceituosas e intolerantes.




Cineclube Super8 apresenta Cinema Black Power
Faça a Coisa Certa (Spike Lee, 1989)
EUA, 120'.

Terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Auditório do ILC / UFPA
18h
Entrada Franca

Postagens mais visitadas deste blog

"Closer - Perto Demais" (2008), de Mike Nichols - 30 de maio / 18h

Gringo/Uma Bala para o General (1966), de Damiano Damiani - 24 de setembro de 2013

"Mr. Vingança" (2002), de Chan Wook Park - 13 de junho / 18h