Postagens

O Olho Mágico de Sylvain Chomet

Imagem
O espetáculo do circo muitas vezes esconde a melancolia que há por baixo desta lona mágica. Sylvain Chomet busca revelar o que acontece neste picadeiro da vida urbana. Através da animação “O Mágico”, vemos que truques de cartola não encantam mais este mundo moderno. Coelhos brancos não fascinam tanto quanto as coelhinhas da “Playboy”, cartas de baralho não seduzem se você não souber jogar Poker e moedas que surgem detrás da orelha não têm mais valor algum no mercado financeiro. O itinerante circo da fantasia abandonou ventríloquos, palhaços e acrobatas. Atualmente, quem dá as cartas no mundo encantando é a publicidade e os desejos que fascinam em luxuosas vitrines. “O Mágico” conta exibe a situação de contraste que existe entre estes diferentes mundos de imaginação. Por meio de uma relação paternal que entra em conflito em meio à crescente modernização da vida urbana, percebemos que, gradativamente, o foco de nossos desejos muda de eixo. Enquanto o velho Ilusionista busca espaço p...

"Lady Vingança" (2005), de Chan Wook Park - 27 de junho / 18h

Imagem
Sinopse: A jovem Lee Geum-Ja, aos 19 anos de idade, é presa pelo seqüestro e morte de um garoto. Na cadeia, descobre que foi traída por seu cúmplice, o Sr. Baek. Prestativa com seus companheiros de cela, Geum-Ja conquista a simpatia deles, com quem planeja cuidadosamente por 13 anos sua vingança. Cineclube Super8 apresenta "3x Vingança com Chan Wook Park Lady Vingança (Chinjeolhan Geumjassi, 2005) Direção: Chan Wook Park Coreia do Sul, 112'. 27 de junho Auditório do ILC - UFPA 18h Entrada Franca Debate após a sessão

"Oldboy" (2003), de Chan Wook Park - 20 de junho / 18h

Imagem
1988. Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de três anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, dexando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê. Super8 apresenta "3x Vingança com Chan Wook Park" Oldboy (2003) Direção: Chan Wook Park Coreia do Sul, 120'. 20 de Junho...

"Mr. Vingança" (2002), de Chan Wook Park - 13 de junho / 18h

Imagem
Sinopse: Ryu, jovem surdo-mudo, cuida da irmã, que precisa de um transplante de rim. Após ser demitido e enganado em uma negociação em que perde o próprio rim, Ryu decide seqüestrar a filha do ex-patrão, que desencadeará um espiral de sangue, violência e vingança. Cineclube Super8 apresenta "3x Vingança com Chan-Wook Park" Mr. Vingança( Boksuneun Naui Geot, 2002 ) Direção: Chan-wook Park Coréia do Sul, 121'. 13 de junho de 2011 Auditório do ILC - UFPA 18h Entrada Franca

Cineclubes provocam cinefilia na UFPA

Imagem
O cinema é uma paixão capaz de juntar várias pessoas, de segunda-feira a quinta-feira, nos diversos cineclubes existentes na Universidade Federal do Pará. Os apaixonados pela sétima arte se reúnem para ver e discutir cinema, no Campus Guamá, em Belém. A exibição de filmes é uma oportunidade de lazer, ofertado de maneira gratuita dentro da Universidade. A estudante Alana Fontenelle, do curso de Ciências Sociais, saiu emocionada do filme “Corações e Mentes”, do ano de 1974, que retrata a guerra do Vietnã. O documentário, do diretor Peter Davis, foi exibido pelo Cineclube PET-Física, organizado pelo Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física). Esta foi a primeira vez que a estudante de Ciências Sociais foi a uma sessão em Física e achou “extremamente válido, porque o paraense em si não tem muito essa cultura de dar valor a esse tipo de coisa.” Para o estudante Sávio Oliveira, de Comunicação Social, co-organizador do Cineclube Super8, o objetivo é democratizar o acesso ao cinema...

"Closer - Perto Demais" (2008), de Mike Nichols - 30 de maio / 18h

Imagem
Os anos de 1990 e a entrada da humanidade no século XXI (anos 2000) são o retrato da continuidade dos sentimentos de incerteza e efemeridade. Particularmente marcado pela aceleração dos processos comunicacionais, a partir do desenvolvimento e da maior consolidação do acesso às tecnologias da informação, esse período é caracterizado como a era do “excesso da informação”. Diariamente cercados por uma infinidade de possibilidades, conselhos, ordens, que vêm da mídia em si, da publicidade cada vez mais presente nas grandes cidades e, principalmente, da abertura de mundo e redução de fronteiras a partir do advento da internet. Neste contexto, tem-se o indivíduo que busca compreender-se em uma realidade de incompreensão, a partir do momento em que a era contemporânea traz a instantaneidade como uma das suas características mais significativas. Escolher a representação do amor no Cinema que melhor se enquadrava em características mutáveis, efêmeras e em valores transitórios, não foi tarefa d...

"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), de Woody Allen - 23 de maio / 18h

Imagem
Nos anos de 1970 e 1980, tem-se, de forma mais nítida, a absorção dos valores transitórios pela sociedade, refletidos em mudanças de comportamento, que serviram como fonte de inspiração para obras cinematográficas. Para falar da temática do amor nesse período de valorização do “eu” e paradoxal percepção do “não eu”, a partir do sentimento de desconstrução dos indivíduos, foi escolhido outro filme para uma análise mais detalhada. Volta-se, então, ao ano de 1977, no qual o cineasta Woody Allen apresenta o seu Annie Hall (título em português “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”) que retrata uma reconfiguração dos papéis do homem e da mulher e as mudanças na forma de ver o amor a partir do comportamento de seus personagens principais. O filme traz as decisões rápidas e impulsivas típicas de comportamentos individuais da década e apresenta, a partir desse quadro, uma vida a dois entre crises que se iniciam a partir da própria complexidade de sentimentos de um e de outro. Larissa Bezerra ...